terça-feira, 30 de abril de 2013

Moção de apoio da UNE à greve estudantil da Unesp Marília, Ourinhos e Assis



[Por mais que desacorde-se da UNE, agradeça-se seu apoio!!!]



O acesso a universidade pública pela classe trabalhadora ainda encontra barreiras no funil elitista aplicado através do vestibular. O fortalecimento do Enem enquanto politica de acesso desta classe as universidades federais por meio do SISU e a aprovação da reserva de 50% das vagas, por curso e por turno e com recorte étnico e racial, para estudantes oriundos da escola pública são avanços recentes significativos, mais ainda insuficientes e longe de ser o ideal.



Neste sentido, os estudantes brasileiros devem se manter vigilantes e exigirem que estas medidas venham acompanhadas de maciços investimentos em assistência e permanência estudantil, como a construção e ampliação de moradias estudantis, restaurantes universitários, bibliotecas, laborátórios de informática, ampliação do número de bolsas socioecônomicas e de pesquisa, transporte, etc. O que reforça cada vez mais as lutas por 10% do PIB, 100% dos royaltes e 50% do fundo do pré sal para a educação.



Na contramão o desgoverno tucano de Alkimin tenta impor como politica de cotas nas 3 públicas paulista o PIMESP (Programa de inclusão com mérito no ensino superior público paulista), programa de caráter segregacionista que reforça o aparthaid educacional existente e que transfere a culpa da falência do ensino básico e médio para os estudantes.



Tendo em vista as recentes mobilizações dos estudantes em defesa de uma universidade pública, gratuita, democrática, popular e de qualidade e por ampliação nas politicas de assistência e permanência estudantil na Unesp Marília, Ourinhos e Assis que culminou em greves e ocupações e o indicativo de greve em outros campis da Unesp, nós nos solidarizamos e reiteramos nosso apoio a pauta de reivindicações nos colocando a disposição da luta dos estudantes.



União Nacional dos Estudantes (UNE)

União Estadual dos Estudantes de São Paulo (UEE-SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário