terça-feira, 30 de abril de 2013

Moção de Apoio do DCE da UNIFESP

Moção de apoio aos estudantes mobilizados e em greve na UNESP, que deflagraram greve nos campi Assis, Marília e Ourinhos!

Recebido dia 27/04/2013 

Até o momento já são três campus da UNESP que deflagraram greve (e outros com indicativo de greve) contra a precarização do ensino que também assola a rede universitária da UNESP no estado de São Paulo. Os estudantes lutam por uma outra concepção de universidade, que atenda mais que os interesses de formação profissional para o mercado de trabalho e a máquina produtivista do mercado científica de produção de artigos e revistas científicas.

Os estudantes lutam pelo compromisso efetivo da reitoria da UNESP e o governo estadual em garantir condições de permanência estudantil nos campi Marília e Ourinhos, onde os estudantes, como na realidade de todos os campi da universidade paulista, se deslocam para outras cidades e demandam de uma estrutura de assistência estudantil que a UNESP não está politicamente interessada em oferecer. Desde a criação dos campi a construção de moradias, RU andam de maneira bastante lenta. Em Ourinhos se utilizam de um campus experimental ainda,e no campus novo ainda não estão previstos espaços para reuniões coletivas do conjunto dos estudantes, reivindicação antiga já dos estudantes.

O pagamento das bolsas segue uma lógica que não garante uma segurança sobre a possibilidade de permanência ou não dos estudantes que dependem delas. Além delas são necessários os serviços de RU, moradia universitária mantidos e sobre controle da UNESP e comunidade.

É hoje um problema que está colocado para os estudantes universitários de todo o país, da rede federal, estadual ou municipal, aonde com a falta de repasses significativos do PIB para educação por parte do governo federal, dá uma orientação de política pública que legítima a falta de investimentos públicos dos governos estaduais e municipais em educação – em todos os níveis.

Também estão contra o PIMESP, programa de cotas das universidades estaduais paulistas! Lutam contra a lógica que aprofunda a elitização e segregação que são essência do acesso e permanência na universidade.

Por tais motivos apoiamos a luta dos estudantes da UNESP que também estão na luta para garantir condições de estudo de qualidade para a sua formação universitária, mas também para a construção de uma concepção de educação que esteja ligada a realidade da população que está fora das universidades, aonde uma pequena parcela até chega a entrar nela, mas não tem condições de permanecer.

Todo apoio aos estudantes em mobilização e greve da UNESP Assis,  Ourinhos e Marília!

Todo apoio a greve e a ocupação da direção acadêmica em Marília!

Pelo atendimento de todas as suas pautas quanto ao aumento do valor das bolsas, pelo aumento da quantidade de bolsas, por políticas de permanência na universidade e contra a repressão ao movimento!


DCE Unifesp – Gestão Vez da Voz

Nenhum comentário:

Postar um comentário